Licenças GNU

Como muitos desenvolvedores de software, vez ou outra me deparo com algum projeto de código aberto (open-source) licenciado sob GNU. Nunca dei muita atenção aos detalhes de cada tipo de licença até que precisei de uma delas em um projeto próprio.

Neste post descreverei apenas as principais diferenças entre as quatro licenças GNU: GPL (General Public License) , LGPL (Lesser General Public License), AGPL (Affero General Public License)  e FDL (Free Documentation License). Para mais detalhes basta acessar o site oficial do GNU  na página de licenças.

GPL – Especifica que qualquer indivíduo pode usar o software tanto em sua forma compilada (binários) quanto seu código fonte. Porém todos softwares que o utilizarem devem ser gratuitos.

Quando um desenvolvedor registra seu software sob GNU GPL, este será um software gratuito e permanecerá gratuito, não importa quem o alterar ou distribuir o programa.

LGPL – É considerada uma adaptação da GPL. Permite uso do programa registrado em softwares proprietários. No entanto neste tipo de software, apenas pode ser usado o programa compilado (bytecode), não é permitido alterações no código fonte e usá-lo em software proprietário.

AGPL – Baseada também na GNU GPL, porém com termo adicional permitindo usurários que interajam com o software licenciado pela rede (local, internet, etc) receber o código fonte de tal programa. Este termo se deu devido ao crescente número de softwares do tipo Saas (Software as a service), que instalados apenas em um servidor e usuários clientes apenas o acessam por meio de uma rede.

Se você tem um software registrado por AGPL rodando em um servidor, deve permitir que os usuários que o acessam possam fazer download do código fonte rodando naquele servidor. A cada modificação feita no código este novo código deve ser disponibilizado aos usuários finais.

FDL – Licença para documentos e textos livres. Permite uso irrestrito de tais documentos, permitindo redistribuição, com ou sem modificações. Usada muitas vezes para documentação de softwares livres e proprietários.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário